O algoritmo dos Shorts do Youtube. Saiba mais.
Faz pouco que o YouTube passou mais detalhes sobre como funciona o algoritmo Shorts. Isso aconteceu durante uma entrevista com o líder de produto do YouTube Shorts.
Mas não foi revelado o seu segredo, foram apenas alguns insights para orientar os criadores na criação de vídeos para Shorts.
Veja:
1.
O objetivo principal dos algoritmos de formato longo e dos Shorts é conectar os espectadores aos vídeos que eles dão mais valor.
Por isso a ênfase: “não pense em algoritmo, pense no público” .
Também foi dito que existem diferenças na forma como o algoritmo funciona para conteúdo curto devido ao seu formato exclusivo: “Queremos que [os espectadores] se sintam satisfeitos com [os vídeos]. Mas há muitas coisas que fazemos no formato curto que são diferentes e focadas nos fundamentos do formato curto.”
Como o espectador descobre o conteúdo shorts? Passando o dedo pelo feed. Segundo o líder de produto, o YouTube está tentando chegar até às pessoas com vídeos que eles valorizam, independente do formato.
2.
Sobre as visualizações dos Shorts e se cada vídeo exibido nos feeds conta como uma visualização, foi dito que não acontece bem assim. Diferente de outras plataformas que contam o primeiro quadro como uma visualização, o YouTube precisa de uma visualização para indicar um ato intencional, ou seja: tenta-se codificá-la de acordo com a intenção de assistir.
Para ver a porcentagem de vezes que um Short é visualizado, o YouTube Analytics oferece uma métrica para ajudar os criadores a analisar o desempenho.
3.
E qual seria o tamanho ideal dos vídeos curtos? Não há uma duração certa – é preciso pensar em quanto tempo precisam para contar sua história, embora sigam focados em vídeos com 60 segundos ou menos.
Outro insight: a empresa não quer que os criadores de Shorts se preocupem em criar miniaturas personalizadas, pois a maior parte do tráfego dos vídeos curtos vem do feed.
4.
E sobre as hashtags? Elas não são obrigatórias, mas podem ser significativas.
E sobre a frequência das postagens, a hora do dia na publicação não são fatores a ser otimizados, a não ser que sejam notícias que precisam ser no início do dia. A quantidade de Shorts ambém não é um fator relevante, é mais importate a qualidade do que a quantidade.
Também soubemos os Shorts podem ganhar algumas centenas ou milhares de visualizações no início e depois cair, pois acontecerá a tentativa do algoritmo de encontrar um público para o conteúdo – essas são chamadas exploratórias.
5.
As principais conclusões das informações do líder de produto do YouTube é que o que mais deve acontecer é entender o seu público, ter uma criação de qualidade e ficar atento aos recursos da plataforma. A partir disso, você poderá montar estratégias de sucesso com os Shorts.